quarta-feira, 11 de setembro de 2013

DEVERES DO ALUNO


Camila Franco

 Os deveres do aluno é uma questão que, em tese, é muito simples: trazer o material solicitado, desenvolver as atividades propostas, etc. Mas, pesquisando sobre o assunto, descobrimos que existem colégios (inclusive os particulares) que criam cartilhas sobre o tema, algo que incomoda muito os jovens que, por natureza, são dotados de certo espírito libertário.

Será realmente preciso? E a resposta: sim; é fato que a escola atual se encontra repleta de estudantes descompromissados, que parecem desconhecer os limites de suas atitudes. Se tivéssemos o mínimo de responsabilidade este conjunto que regras seria seguido espontaneamente, sem a necessidade de imposição.

Mas é importante salientar que nossos deveres vão muito além da sala de aula, porque têm a ver com cidadania: educação e respeito são imprescindíveis dentro e fora das escolas. Está aí, se fôssemos cidadãos mais conscientes, muitas coisas (inclusive o tratamento que recebemos) poderiam ser diferentes.


Portanto, lembremos sempre: antes de exigir o que queremos, precisamos fazer o que devemos.

3 comentários:

  1. Bem lembrado, exigir, reclamar, protestar são coisas muito importantes, mas não podemos perder de vista a parte que cabe a cada um. A construção de uma sociedade mais justa e de uma educação mais eficiente depende de cada um de nós, nós somos parte do problema e também parte da solução, enquanto enxergarmos o problema e a solução somente fora de nós, nunca avançaremos socialmente em questão alguma.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente!

      Viste-nos sempre que quiser, você é nosso sócio! Valeu!

      Excluir
  2. Olá, onde estão as novas postagens? Abraços!

    ResponderExcluir