segunda-feira, 15 de julho de 2013

ESCOLA EM TEMPO INTEGRAL


ESCOLA EM TEMPO INTEGRAL
Camila Franco

A escola integral é um método implantado pelo governo de SP em 2012 em 16 escolas de Ensino Médio, onde o auno permanece no colégio por 9 horas, tendo 3 refeições diárias e (teoricamente) diversas atividades. Até 2014, o número de instituições que irão aderir ao modelo deverá subir para 170.

E, embora pareça um assunto atual, é algo que existe desde a Antiguidade Clássica, segundo a pesquisadora Lígia Martha Coimbra da Costa Coelho, autora do artigo "História(s) da Educação Integral". Mas lembremos que a realidade brasileira hoje é completamente diferente da que existia na Grécia Antiga.
Na verdade, a ideia é muito boa. Mas sejamos realistas: se o número de profissionais já é insuficiente para as disciplinas básicas, como Língua Portuguesa e Matemática, imaginem para as demais! E como aumentar o salário do professor, se o Governo deverá contratar em dobro?

Algo que devemos observar também é: quem vai educar a criança? Cada dia mais,vemos famílias despedaçadas, atribuindo aos outros o dever de criar um filho. Será que esse aumento do horas na escola, aumentará a distância entre pais e filhos?  Será que essa medida não isentará, de alguma forma,os pais de suas responsabilidades?


Precisamos pensar seriamente nas consequências (boas e ruins) que este modelo pode trazer aos nossos alunos. Escola integral deve ser muito mais do que deixar os jovens jogando futebol na quadra, sentados no pátio ou fazendo coisas inúteis. É algo que precisa ser muito bem planejado, para que não perca a sua essência e passe a ser mais um projeto que só existe no papel, nas estatísticas e nas campanhas políticas.

7 comentários:

  1. Muito pertinentes essas reflexões. Todos concordamos que a educação deve melhorar e que medidas para isso são necessárias, mas até que ponto elas são realmente sérias ou meras estratégias de marketing?
    É realmente difícil engolir educação em tempo integral quando sequer a de um período funciona bem, faltando de fato professores.
    Outro ponto muito importante que foi abordado é o da formação emocional e humana de crianças e adolescentes. Até que ponto é saudável tanto tempo em uma instituição? Realmente acho que a sociedade deve pensar e discutir a importância dos vínculos emocionais e sociais para a melhora da qualidade de vida de todos. Diploma, formação escolar, preparo para o mercado de trabalho são sem dúvida importantíssimos, mas não devem ser o único foco de uma nação que almeja ser próspera em aspectos que vão além do econômico.

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  2. Sim, precisamos refletir muito sobre este modelo.
    Muita gente foi iludida e acredita que a escola integral vá funcionar de fato. Sinceramente, não acreditamos que dará certo, porque é algo que está sendo implantado de uma forma displicente -quem sabe "irresponsável" seja a palavra mais apropriada- sem se preocupar com o ser humano, que tem necessidades que não serão supridas por um profissional "treinado" para o giz e a lousa.
    E aí, como foi dito, tudo vira estatística, número: a "coisificação" do ser humano a serviço dos interesses dos nossos governantes.

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  3. Oi Camila, obrigado por visitar o Leitura Labial. Fique a vontade para voltar mais vezes =)

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    1. Oi, somos nós que agradecemos a sua visita!!
      Um abraço!!

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  4. Acho que nosso modelo de educação pública precisa ser revisto de cabo a rabo. Não são medidas esparsadas que irão mudar o panorama, no máximo pequenas melhorias. O que precisamos é, primeiro de tudo, arrumar a casa. Rever piso salarial dos professores, garantir repasses e investimentos nas estruturas e segurança das escolas. Com a "casinha arrumada", deve-se pensar nos modelos: combate a evasão escolar, reforço da escola como uma instituição de credibilidade, melhorias para a comunidade em torno da escola, exames sérios, avaliações idôneas e etc.

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    1. Você tem toda razão!!
      Não há dúvidas: não adianta tomar medidas de maneira tão displicente apenas para "dar uma maquiada" no problema e todo mundo achar lindo, porque toda maquiagem sai com água e sabão. E quando todos perceberem o que temos é uma falsa educação, que por fora tem somente uma bela casca, mas por dentro está faltando tudo.

      Obrigada mais uma vez por nos visitar, continue acessando!!

      Um abraço!

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  5. A idéia para um pai de aluno , pelo menos para mim , nao é a de empurrar o filho para as maos de estranhos , nao é assim que vemos a coisa .... um pai de aluno confia que as horas que o seu filho fica nas maos de um agente de ensino, é de uma melhor preparaçao para a vida , com estudos - que possivelmente esse pai nao teve - para uma melhor chance dessa criança ainda bem dizer para seu futuro .
    Em geral, pais que empurram o filho para nao ter a devida responsabilidade , é um conceito muito deficitário e ruim , pensemos se na China e no Japao se pensassem assim ... Acredito de quem quem teve a ideia de instituir um ensino integral por aqui , nao foi para maquiar nada e sim para dar uma melhor chance a quem nao tem uma melhor possibilidade monetaria .... pensemos um pouco mais num futuro promissor dessas crianças e nao tanto em adivinhar porque um pai pode preferir seu filho numa escola de ensino integral ..... me parece muito boa a ideia de que minha filha esta melhor preparada para uma faculdade , do que passar apenas tres horas e meia no ensino medio e nao ter a minima chance em um concurso , ou uma faculdade .
    Em relaçao ao governo esta realmente ruim , mas estragamos mais ainda quando nao aproveitamos uma chance que esse governo ruim esta tentando nos dispor ....
    Quanto a uma má paga de salarios de um governo muito corrupto que se continuar assim nao tarda a nos transformar em uma Venezuela , eu acredito que todos os profissionais de todos os setores tem essa preocupaçao , e nao é vetar o ensino integral que conseguiremos mudar isso , é a minha humilde opiniao ..

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