domingo, 5 de maio de 2013

ATRAIR PARA EDUCAR, EDUCAR PARA CRESCER


                                                                                                           Camila Franco

  O baixo aprendizado escolar é uma realidade concreta, atual e preocupante. E sentimos seu reflexo em todos os setores da sociedade,como economia, segurança e politica.
  Pode ocorrer por diversos motivos, como afirma a psicopedagoga Nadia Bossa, que possui mestrado pela PUC-SP e doutorado pela USP: "Problemas emocional, cognitivo e pedagógico  tudo misturado(...) Temos crianças mal-alimentadas, famílias desestruturadas, um tremendo equivoco da escola com a população. " (g1.globo.com/educacao/noticia/2011).
  O desinteresse e uma das causas mas comuns do baixo aprendizado e da evasão escolar. A escola vem perdendo espaço, os alunos não  entendem a rasão de estudar determinadas matérias e ha diversas outras atividades consideradas mas "legais" que os estudos(mas que muitas vezes são ilegais) que atraem os jovens. "(...) Não basta garantir acesso ou criar programas de transferência de renda para assegurar que esses jovens permaneça na escola, é preciso torna-la mas atrativa, interessante e cativante. (...) ", declara Marcelo Neri, Coordenador de uma pesquisa da FGV-RJ sobre evasão escolar. (www.avj.org.br/jornaleeducacao/noticias/).
  Uma forma muito eficaz de atrair o interesse dos alunos e utilizando a tecnologia a favor da educação: slides, videos, musicas, documentários  etc. O importante e tornar a aula diferente, fazendo-nos aprender de forma leve e lúdica, alem de ser menos cansativa tanto para alunos quanto para professores.
  Precisamos estar alertas, pois a defasagem do aprendizado e um problema de todos, como diz ainda Nadia Bossa: "A responsabilidade pelo sucesso de uma criança na escola e dos nossos governantes e das famílias  naquilo que teriam como direito de cobrar dos governantes." E é uma bomba relógio  um pais com educação ruim jamais sera mas que um pais subidesenolvido, incapaz de competir com outras potencias no mercado internacional.

4 comentários:

  1. Excelente artigo!! Parabéns, a quem escreveu!! Interessante haver um blog sobre educação que tenha a visão do aluno... PARABÉNS, novamente.. Abraços..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Muito obrigada pelo incentivo. Continue acompanhando o blog!! Abraços

      Excluir
  2. Realmente, esta é uma realidade! Sou professora aqui no interior de Sao Paulo e, realmente, os alunos preferem ficar no facebook falando de coisas fúteis a estudar algo que lhes será util futuramente porque acham tudo muito chato. Tento fazer o melhor que posso, mas tenho que usar aquela maldita apostilinha! Estou de mãos atadas... Alias, qdo vcs vao falar do material pedagogico que nos é oferecido?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ótima pergunta! Continue lendo o nosso blog, em breve teremos um post com a nossa opiniao sobre o material que o governo nos manda. Mas se você acessar o post "GREVE: A PALAVRA DOS PROFESSORE" verá que fizemos uma entrevista com 3 professores grevistas do estado de SP e essa foi uma das perguntas, além de outras que você provavelmente irá gostar. Dá uma passadinha lá, ok?
      Abraços.

      Excluir